Cubatão, quarta-feira, 30 de julho de 2014
Saída de Cubatão
Estrada Velha de Santos será reaberta para visitantes em dezembro
Publicado em 27 de novembro de 2013, às 22h56
Fábio Roxinho: estrada será aberta à visitação e trânsito de veículos está descartado.

A Estrada Velha de Santos, no Parque Estadual da Serra do Mar, será reaberta à visitação pública em dezembro. Os passeios sairão de Cubatão, cidade onde está localizada cerca de 70% da estrada, que é a antiga ligação entre a Baixada Santista e o Planalto. A informação sobre a reabertura da estrada para o ecoturismo foi dada pelo secretário municipal de Cultura, Welington Borges, durante reunião da Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata do assunto, na tarde de segunda-feira (25/11).

A comissão é presidida pelo vereador Fábio Roxinho (PMDB) e tem como relator o parlamentar Ivan da Silva (PDT), o Ivan Hildebrando. São membros da CEV os vereadores Aguinaldo Araújo (PDT) e Jair Ferreira Lucas (PT), o Jair do Bar.

De acordo com Borges, os passeios serão limitados a 200 pessoas por dia. O valor ainda não foi definido. Por ora, os passeios serão de responsabilidade da fundação que cuida do parque e da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae). Há, no entanto, tratativas para a contratação de uma empresa para fazer a gestão do local.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Maria Rodrigues, também participou da reunião, a convite dos vereadores. Segundo ela, os monumentos da Estrada Velha estavam deteriorados e passam por restauração. “Eles estão mexendo no Rancho da Maioridade e no Pouso de Paranapiacaba. O governo do Estado disponibilizou R$ 1 milhão para fazer a restauração”, afirmou.

Para ela, o fato de os passeios saírem de Cubatão é um grande avanço, já que esta é uma reivindicação antiga do município. Antes, os turistas iniciavam a visitação em São Bernardo do Campo.

Avaliação
O presidente da comissão afirma que é importante a reabertura da estrada para a população. “Nossa preocupação era com a possibilidade de a estrada ser aberta para os veículos e isto está descartado”, disse.

Roxinho acrescentou que também é uma vitória o passeio começar em Cubatão. “A ordem cronológica da explicação dos monumentos começa pelo Cruzeiro Quinhentista. E a maior parte da estrada está mesmo em Cubatão”, afirmou.

DIVISÃO LEGISLATIVA - DVL (SALA GLÁUCIA FERREIRA GONÇALVES)
Chefe da Divisão - Rozemeri de França Abreu Santos

SETOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL (SALA PATRÍCIA GALVÃO)

E-mail: imprensa@camaracubatao.sp.gov.br

Coordenadora de Comunicação I
Margareth Reis Amorim Araújo Feitoza - Contato: (13) 3362- 1000 (ramal - 1045)

Jornalistas
Érica França - MTB/SP 47331
Michel Carvalho - MTB/SP 49028
Contato: (13) 3362- 1000 (ramal - 2040)

Fotógrafo
Rodrigo Palassi - Contato: (13) 3362- 1000 (ramal - 2040)

Resumos das Sessões

Twitter
RSS
Praça dos Emancipadores, S/Nº - Bloco Legislativo, Cubatão-SP - CEP: 11510-900
ouvidoria@camaracubatao.sp.gov.br